O que é Impressão Fine Art?

A impressão fine art, ou também conhecido como Giclée, é o processo de impressão à jato de tinta junto a insumos de alta performance estética e de durabilidade. É conhecida por proporcionar a melhor imagem em papel em termos de impressão e resolução.

Utilizando gerenciamento internacional de cores (ICC) aplicado em nosso atelier, a fidelidade de cores e contrastes também são garantidas na impressão fine art, de modo a otimizar a obra final, mostrando assim todas as suas variações de tons durante o processo de formação da imagem – de sua captura até o tratamento de cor final.

As tintas e papéis são diferentes da impressão comum?

Sim, as imagens obtidas com a impressão fine art utilizam-se de papeis importados, feitos exclusivamente com a finalidade de obter uma imagem de longa durabilidade e de extrema capacidade cromática (gamut). Trabalhamos com exclusividade com a marca alemã Hahnemühle, cujos papeis possuem composições variadas (100% algodão, alfa-celulose, bem como outros componentes como arroz e bambu), e são livres de lignina e dos chamados OBAs (Agentes Branqueadores Ópticos), elementos que degradam lentamente as condições do papel com o passar do tempo. O resultado final é o papel fine art por excelência, de padrão museológico e de elevada capacidade arquivística, capaz de atender os requisitos de qualquer obra.

São utilizadas na impressão fine art uma gama de 12 tintas minerais, o que possibilita uma elevada amplitude de combinação de cores e matizes no gerenciamento da imagem final. Além da alta variedade de tons, a combinação de tintas minerais e de papeis de alta qualidade resultam em uma impressão que, com o correto manuseio e armazenamento, preserve suas qualidades iniciais por algumas centenas de anos.

Como enviar meu arquivo?

Devido a grande quantidade de dados presentes em um arquivo destinado à impressão fine art, o mesmo raramente consegue ser anexado a um email. Para tal, recomenda-se o uso de links externos para o envio de arquivos, sendo os mais comuns o WeTransfer e o Dropbox. Caso não saiba como utilizá-los, clique aqui.

Recomenda-se, para uma melhor visualização e controle do processo de impressão, o envio de obras formatadas nas saídas TIFF ou JPG (esta última em alta) – com a melhor opção sendo no formato TIFF, por não conter compressão nos dados do arquivo, de modo a obter uma imagem com maior amplitude cromática.

Nós nos responsabilizamos por todo o gerenciamento de cores da imagem, a partir do momento em que esta chega até nós, de modo a obter fidelidade em toda a resolução pensada para o papel.

É possível acompanhar o processo de impressão?

Mas é claro!

Acreditamos que o artista deve ter participação ativa em todas as etapas do processo de confecção de sua arte, de sua produção até a entrega final. Caso deseja acompanhar o andamento da impressão de sua obra, agende conosco um horário de visita e será prontamente recebido em nosso atelier.

Vocês também montam e emolduram?

Aqui na Gicleria, entendemos que o processo de impressão engloba também o processo de emolduramento como uma extensão dos esforços de se obter uma obra final digna. Portanto, triar materiais que preservem as características originais da obra também são de nossa preocupação.
Contamos com o auxílio e com a produção dos melhores insumos de São Paulo, que fornecem materiais que conferem excelência no produto mesmo após a impressão. Esta é uma facilidade oferecida aos clientes que têm preferência por saírem do atelier com sua arte já voltada para um formato expositivo adequado.

É possível enviar a arte via internet e apenas buscar os prints?

Sim, é possível. Em caso do artista não possuir disponibilidade ou tempo reservado para acompanhar o processo de impressão, basta agendar conosco um horário somente para retirar sua arte.

Vocês possuem serviços de motoboy e correios?

De modo a agilizar e a facilitar o processo de entrega das obras aos artistas e clientes, temos vinculação com o serviço de motoboy – o mesmo é ciente dos cuidados com o transporte das obras –  e correios, ambos com preços bem acessíveis. As obras são especialmente embaladas de modo a minimizar qualquer risco decorrente do transporte, em âmbito regional e nacional. Caso queira maiores detalhes acerca de nossos serviços de envio, entre em contato conosco.

Vocês enviam para fora de SP e exterior?

Sim, estamos habilitados a enviar obras em nível nacional e internacional. O envio é feito em tubo postal rígido, conferindo segurança e a integridade das obras. Antes de fazer sua impressão, consulte os valores válidos para a entrega em sua região.